O QUE É PALEONTOLOGIA????

17 de setembro de 2009


INICIANDO NOSSAS REFLEXÕES PALEONTOLÓGICAS...

1 - Como sabemos, o inusitado processo de fossilização depende de uma série de fatores que interferem e/ou contribuem diretamente para tais formações. Assim, a pergunta principal que move a Paleontologia vem a tona: quais ambientes e fatores que favorecem a formação de fósseis?

2 - As escritas rupestres podem ser consideradas registros fósseis? Justifique a sua resposta:

45 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1- A formação de fósseis ocorre em uma situação anormal e assim se determinado animal ou planta tenha morte natural, dificilmente seu corpo passaria por um processo de fossilização. Desta forma, diversas condições são necessárias para a formação de um fóssil. Um dos principais fatores que precisa ser inibido rapidamente é o da decomposição orgânica. Para que esta inibição ocorra é necessário que o ser vivo passe por um soterramento (sepultamento) rápido, para que o processo de decomposição possa ser desacelerado. Além disso, é imprescindível que o ambiente seja propício. Um ambiente anóxico, ou seja, com pouco oxigênio é outro fator importante para a preservação do material orgânico até que o processo de fossilização seja finalizado. Outro fator importante é o enclausuramento em sedimentos que impossibilitariam a dissolução do organismo, como a resina e o gelo. Tudo isso são importantes fatores para contrapor os mecanismos de intemperismo e erosão (processos mecânicos), a oxidação e a dissolução (processos químicos) e atividade microbial e de animais predadores (processos biológicos).

    2- As escritas rupestres não podem ser consideradas fósseis. O argumento de tal afirmação se dá através do conceito de fóssil que nos diz que eles são restos ou vestígios preservados de seres vivos, tal como animais e plantas, em rochas, sedimentos, gelo ou âmbar. Podem ser também moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. Assim, vestígios de atividade biológica de organismos do passado também são considerados fósseis, denominados de icnofósseis. As pinturas rupestres muitas vezes são erroneamente chamadas de icnofósseis por serem elas vestígios de atividade humana no passado. Entretanto, acredito que elas não representam vestígios de atividade biológica, pelo contrário elas mesmas são muitas vezes a representação das atividades humanas. O homem é o único animal que representa suas atividades e sentimentos através da arte e por esta característica, as pinturas rupestres se encaixam melhor como sendo objeto de estudo de antropólogos e arqueólogos.

    ResponderExcluir
  3. A fossilização é o resultado da ação de processos tais como, fisicos quimicos e biologicos que atuam no ambiente. Os organismos que possuem partes biomineralizados por carbonatos, fosfato, silicatos ou constituidos por materiais organicos como por exemplo a quitina e a celulose são masi faceis de fossilizarem.
    O soterramento rapido apos a morte, a ausencia de decomposição bacteriologica, a composição quimica e estrutural de esqueleto, o modo de vida, as condiçoes quimicas que imperam no meio, são alguns fatores que contribuem para a formação do fossil

    ResponderExcluir
  4. As escritas rupestres são as mais antigas representações pictoricas, a mais antigas foi datada no periodo Paleolitico Superior, gravadas em abrigos ou cavernas, em paredes e tetos rochosos. Não são consideradas fosseis mas vestigios pois estas escritas evidenciam a existencia dos organismos ou de suas atividades

    ResponderExcluir
  5. 01 Os ambientes que favorecem a formação dos fosseis são diversos tipos de rochas siliclasticas e carbonaticas, depositadas em diferentes ambientes, principalmente marinhos e são varios os fatores que favoreceram a fossilização: o soterramento rapido, a ausencia de decomposição bacteriologica, a composição quimica e estrutural do esqueleto e seu modo de vida.

    ResponderExcluir
  6. 02 Pinturas rupestres são representações pictoricas gravas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, portanto não cosntitui um fossil, pois estes são restos de animais e vegetais ou evidencias de suas atividades.

    ResponderExcluir
  7. 1 - Como sabemos, o inusitado processo de fossilização depende de uma série de fatores que interferem e/ou contribuem diretamente para tais formações. Assim, a pergunta principal que move a Paleontologia vem a tona: quais ambientes e fatores que favorecem a formação de fósseis?

    Peculiaridades químicas e fatores físicos, juntos, são responsáveis pela preservação e integridade do espécime fóssil. Alguns fatores atuam na preservação dos indivíduos e favorecem a fossilização. O soterramento rápido após a morte, a ausência de decomposição bacteriológica, a composição química e estrutural do esqueleto, o modo de vida, as condições químicas que imperam no meio, são alguns desses fatores, cujo somatório vem a determinar o modo de fossilização. Após a formação dos fósseis, alguns fatores concorrem para a destruição desses registros nas rochas, tais como águas percolantes, agentes erosivos, vulcanismo, eventos tectônicos e metamorfismos. Um exemplo de ambiente favorável a conservação de partes moles é através de um soterramento rápido ou ainda, com a ajuda de águas ricas em cálcio que neutralizariam os ácidos dentro dos sedimentos, permitindo que partes moles, como pele, músculos e órgãos internos de vertebrados permaneçam intactos.


    2 - As escritas rupestres podem ser consideradas registros fósseis? Justifique a sua resposta.

    Não. As escritas rupestres são objeto de estudo da arqueologia e não da paleontologia. A arqueologia é a ciência que estuda os vestígios materiais de povos antigos, utilizando métodos e técnicas para interpretá-los e relacioná-los a aspectos culturais do povo que os produziu. Enquanto que a Paleontologia é a ciência que se dedica ao estudo dos restos de animais e vegetais ou evidências de suas atividades que ficaram preservados nas rochas.

    Referência:

    Carvalho, I.S.. (ed). 2204. Paleontologia. Vol 1. Rio de Janeiro: Interciência.

    ARQUEOLOGIA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2009. Acesso em: 22 set. 2009.

    ResponderExcluir
  8. Errata:

    Carvalho, I.S. (ed.)2004.Paleontologia. Vol 1. Rio de Janeiro: Interciência – cap 10, p. 143-169

    ResponderExcluir
  9. 1- Os organismos que possuem maiores chances de serem fossilizados são aqueles que possuem partes biomineralizadas por carbonatos, fosfatos e silicatos ou constituídos por materiais orgânicos resistentes, como a quitina e a celulose. Vários fatores favorecem essa fossilização como: o soterramento rápido após a morte, a ausência de decomposição bacteriológica, a composição química e estrutural do esqueleto, o modo de vida, as condições químicas que imperam no meio. Fatores químicos e físicos como distância do transporte, tempo de flutuação, taxa de deterioração, taxa de mineralização e taxa de sedimentação também contribuem bastante para esse processo. Esses fatores contribuem para contrapor os mecanismos de intemperismo e erosão (processos mecânicos), a oxidação e a dissolução (processos químicos) e atividade microbial e de animais predadores (processos biológicos).


    2- As escritas rupestres não podem ser consideradas como um registro fóssil, já que esta é estudada pela arqueologia que a ciência que estuda a vida e a cultura de povos antigos por meio de escavações ou através de documentos, monumentos etc. Se fosse um fóssil ela seria estudada pela paleontologia que é a ciência que estuda animais e vegetais fósseis.

    ResponderExcluir
  10. Rita, estamos testando os comentários.

    ResponderExcluir
  11. 1-A fossilização de um organismo é resultado da ação de um conjunto de processos químicos,físicos e biologicos que atuam no ambiente depositacional. Varios fatores favorecem a fossilização como: o soterramento rápido após a morte, a ausência de decomposição bacteriológica, a composição química e estrutural do esqueleto, o modo de vida, as condições químicas que imperam no meio, são alguns fatores cujo somatório determinará a fossilização. Ambientes como rochas siliclasticas e carbonaticas também contribuem para a formação dos mesmos.

    2- as escritas rupestres ñ podem ser consideradas registros fósseis, pois estas são estudadas pela arqueologia que é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. Somente restos e vestígios de organismos com mais de um milhão de anos são considerados fósseis.

    ResponderExcluir
  12. 1- Para a existência de um registro fossilífero, são necessárias condições específicas que contribuam para a formação e preservação de um ou vários exemplares fósseis. Ambientes sedimentares são locais propícios para a ocorrência da fossilização. Quando um animal morre, pode ser sepultado pela deposição de areia, argila ou congelamento, impedindo ação de agentes decompositores. FATORES QUE FAVORECEM A FOSSILIZAÇÃO Soterramento rápido após a morte; Ausência de decomposição bacteriológica; Composição química e estrutural do esqueleto; Modo de vida; Condições químicas que imperam no meio.
    2 - As escritas rupestres são uma forma de arte e não resultado de atividades biológicas de um organismo, por isso não podem ser consideradas como registros fosséis.

    ResponderExcluir
  13. Professora Rita só fazendo uma observação sobre minha postagem da questão 2. Houve um erro no momento em que digitei e corrigindo o que foi dito: Só são considerados fósseis restos e véstigios de organismos com mais de 11 mil anos.

    ResponderExcluir
  14. Para que um fóssil possa ser formado, são necessarios alguns fatores, que atuem possibilitando a preservação do organismo morto, contra fatores que possam destruí-los. Alguns organismos que possuem em sua composição partes biomineralizadas por carbonatos, fosfatos e silicatos ou constituidos por materiais organicos resistentes,como a quitina e celulose, possuem maiores chaces de serem fossilizados.A decomposição organica é um dos fatores que precisa logo ser inibido, o soterramento rápido após a morte do organismo é uma forma de inibição e a ausencia de decompositores bacteriológicos, a composição quimica e estrutural do esqueleto e o modo de vida contribuem para a fossilização. Um ambiente com pouco oxigênio também é importante na preservação do fossil e o enclausulamento em sedimentos também contribuipara a formação dos fósseis, uma vez que impede a atuação dos processos mecânicos, como a erosão, processos químicos, como a oxidaçao e a disssolução e processos biologicos, como decompositores e predadores.

    ResponderExcluir
  15. As escritas rupestes não podem ser consideradas registros fósseis, uma vez que não se trata de restos de organismos vivos e sim de representações pictóricas, caracterizando a atividade humana na antiguidade.Como o homem é o único ser a praticar essa arte, as pinturas rupestricas são fontes de estudos dos arqueólogos.

    ResponderExcluir
  16. 1.a) Ambiente: Um ambiente com pouco oxigênio, temperaturas baixas e locais fechados.
    b) Fator: Soterramento (sepultamento) ou isolamento muito rápido do organismo, como no gelo, âmbar, betume, cavernas, turfeiras e calcário; Substâncias minerais como a sílica, sais de cálcio e óxidos de ferro;

    2. Pintura Rupestre é foco de exposição de arte e não tem nada a ver com um fóssil!!!!

    ResponderExcluir
  17. 01) A formação de um fóssil requer um série de condições ambientais favoráveis, em condições onde se tem insuficiência de oxigênio e luz, há uma tendência dos materiais serem decompostos por microorganismos que decompõem todos os seus tecidos. Quando um organismo se instala em um ambiente com baixos níveis de oxigênio os microorganismos não conseguem atuar e assim é possível que se estabeleça o processo de fossilização. Dentre os fatores que favorecem a fossilização têm-se ainda: o soterramento rápido após a morte, a ausência de decomposição bacteriológica, a composição química e estrutural do esqueleto, o modo de vida, condições químicas do ambiente, entre outros, cujo somatório determinará o modo de fossilização

    ResponderExcluir
  18. 02) As escritas rupestres não podem ser consideradas registros fósseis, uma vez que são representações pictoricas gravas em abrigos ou cavernas, sendo consideras apenas uma forma de arte.

    ResponderExcluir
  19. 1.Para que restos orgânicos possam conserva-se e cheguem a fossilizar é necessário que, após a morte, o organismo seja rapidamente incluido em um material protetor, que o preserve dos agentes que irão porvocar a sua decomposição. A existência de partes duras no organismo e sua inclusão imediata em sedimentos finos são fatorem que favorecem a fossilização.Os baixos níveis de oxigênio podem ajudar impedindo a ação de agentes decompositores, enquanto no ambiente sedimentar vai se compactando um pacote sedimentar, formando uma rocha sedimentar.Após, o conteúdo orgânico é substituído por substâncias mineralógicas assumindo a conformação estrutural do tipo fossilífero.

    ResponderExcluir
  20. As pinturas rupestres são objetivo de estudo da arqueologia, uma ciência que estuda os vestígios da antiga sociedade. Essa pinturas são representações pictóricas, e são consideradas uma forma de arte primitiva e não uma forma de fóssil.

    ResponderExcluir
  21. Mariana Borges Amorim:
    1. Muitos conceitos errôneos sobre a formação dos fósseis ainda permanecem como parte da discussão sobre as evidências evolucionistas no registro fóssil. Portanto, para que um fóssil possa ser formado, devem existir fatores que possibilitem a preservação do organismo contra fatores que possam inibir a sua preservação. Um dos principais fatores que precisa ser inibido rapidamente é o da decomposição orgânica. Um ambiente anóxico (com pouco oxigênio) seria um outro fator importante para a preservação do material orgânico até que o processo de fossilização fosse finalizado. Ainda um terceiro fator importante é o enclausuramento em sedimentos que impossibilitariam a dissolução do organismo. Esse três fatores são necessários para contrapor os mecanismos de intemperismo e erosão (processos mecânicos), a oxidação e a dissolução (processos químicos) e a atividade microbial e de animais predadores (processos biológicos).

    ResponderExcluir
  22. Mariana Borges Amorim
    2. Escritas rupestres não constituem um fóssil, pois não corresponde a restos ou vestígios preservados de seres vivos. Pintura rupestre ou gravura rupestre, podem ser considerados como a "escrita" pré-histórica, uma forma de arte.

    ResponderExcluir
  23. A formação de fósseis é favorecida poe um ambiente com pouco oxigênio, com um enclausuramento em sedimentos que impossibilita -se a dissolução do organismo e um soterramento rápido os quais são necessários para contrapor os mecanismos de interperismo e de animais predadores e a morte destes animais tenham sido ocorrido numa situação anormal.
    Um escritura rupestre não é um fóssil,pois fóssil é todo e qualquer vestígio identificavél,corpóreo ou de atividade orgânica de organismos do passado, conservado em contexto geologico e a escrita rupestre é um vestígio criado por povos humanos antigos dentro de uma cultura a qual é estudada palo ramo da arqueologia.

    ResponderExcluir
  24. 1. Diversos mecanismos como os de intemperismo e erosão (processos mecânicos), a oxidação e a dissolução (processos químicos), atividade microbial e de animais predadores (processos biológicos), como também a decomposição orgânica são processos que impedem a formação dos fósseis.
    Assim para que ocorra a formação do fóssil, é necessário que o espécime passe por um soterramento rápido, para que o processo de decomposição possa ser desacelerado. Um ambiente propício também seria um dos grandes fatores, assim um ambiente anóxico, com pouco oxigênio, é importante para a preservação do material orgânico até que o processo de fossilização seja finalizado. Outro fator seria o enclausuramento em sedimentos que impossibilitariam a destruição do organismo, como ocorre na resina e no gelo.

    2. O conceito de fóssil é que eles são restos ou vestígios preservados de seres vivos, tal como animais e plantas, em rochas, sedimentos, gelo ou âmbar. Podem ser também moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas (considerados icnofósseis). Assim as escritas rupestres não podem ser consideradas fósseis, elas são um tipo de arte feita pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas.

    ResponderExcluir
  25. 1. São necessárias condições específicas e por vezes anormais que contribuam para a formação e preservação dos fósseis. Como: Soterramento rápido após a morte; Ausência de decomposição bacteriológica; Composição química e estrutural do esqueleto; Modo de vida. E os ambientes mais propícios à formação de fosseis são os ambientes com pouco oxigênio e aqueles que podem impossibilitar a dissolução do organismo, como a resina e o gelo. O enclausulamento em sedimentos também contribui para a formação dos fósseis, uma vez que impede a atuação dos processos mecânicos, químicos, e processos biológicos, como a erosão, oxidação a dissolução e a ação de predadores e decompositores, respectivamente.

    2. As escritas rupestres não podem ser consideradas registros fósseis, uma vês que tratam de manifestações culturais.

    ResponderExcluir
  26. 1.Diversas condições são necessárias para a formação de um fóssil: a não decomposição bacteriológica, o soterramento rápido após a morte, a estrutura e composição química do esqueleto e do meio ambiente. Locais onde existam águas ricas em cálcio favorecem a fossilização de partes moles pois, neutralizam os ácidos dentro dos sedimentos, além disso, rochas siliclásticas e carbonáticas também contribuem para a formação dos fósseis.

    2.As escritas rupestres não podem ser consideradas registros fósseis visto que, não são vestígios de atividade biológica dos seres vivos. Estas escritas apresentam-se como uma manifestação artística, religiosa e/ou cultural dos homens daquela época, não condizendo com o conceito de registro fóssil.

    ResponderExcluir
  27. Siméia Pinheiro:
    1. Para que um fóssil seja formado, devem existir fatores que possibilitem a preservação do organismo contra fatores que possam inibir a sua preservação. Um dos principais fatores que precisa ser inibido rapidamente é o da deconposição orgânica. Fósseis de ambientes aquáticos, como a água viva, que apresentam uma grande quantidade de detalhes na sua estrutura macia aparecem extremamente bem preservados, mostrando que a fossilização foi rápida. Para que animais como água-marinha sejam fossilizado rapidamente, há necessidade de um soterramento rápido para que o processo de decomposição possa ser mais lento e inibido. Contudo, apenas isso não seria suficiente. Um ambiente com pouco oxigênio seria outro fator importante para a preservação do material orgânico até que o processo de fossilização fosse finalizado. Um terceiro fator importante seria a enclausuramento em sedimentos que impossibilitariam a dissolução do organismo. Esses três fatores são necessários para contrapor os mecanismos de intemperismo e erosão (processos mecânicos), a oxidaçaõ e a dissolução (processos químicos)e atividade microbial e de animais predadores (processos biológicos). Todos esses fatores juntos demostram que a formação de um fóssil numa situação anormal. Um animal ou planta que tenha uma morte natural dificilmete passaria pelo processo de fossilização.

    ResponderExcluir
  28. Siméia Pinheiro:
    2. Pitura rupestre é o nome que se dá as mais antigas representações pictóricas conhecidas, as mais antigas datadas no período Paleolítico superior gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando de épocas pré-históricas. Então, não pode-se dizer que as escritas rupestres podem ser condideradas como registros fósseis, visto que os fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, sedimentos, ...

    ResponderExcluir
  29. Esmeraldo Lopes
    Respostas:
    1 – Os ambientes que favorecem a formação de fósseis são os ambientes como rochas siliclasticas e carbonáticas.sendo que ambientes sedimentares são mais propícios para a ocorrência da fossilização Já os fatores favorecem são vários como por exemplo: o modo de vida, as condições químicas que imperam no meio, soterramento rápido após a morte, ausência de decomposição bacteriológica, a composição química e estrutural do esqueleto,são fatores que ao serem somados determinaram a fossilização.

    2 – Não, porque não correspondem a restos ou vestígios preservados de seres vivos, podendo, no entanto, serem consideradas como formas de escrita ou artes da pré-história ,sendo representações pictóricas gravadas nas paredes de cavernas normalmente.

    ResponderExcluir
  30. 1. para que um fóssil possa ser formado, devem existir fatores que possibilitem a preservação do organismo contra fatores que possam inibir a sua preservação.Um dos principais fatores que precisa ser inibido rapidamente é o da decomposição orgânica. Um ambiente anóxico (com pouco oxigênio) seria um outro fator importante para a preservação do material orgânico até que o processo de fossilização fosse finalizado.Ainda um terceiro fator

    importante é o enclausuramento em sedimentos que impossibilitariam a dissolução do organismo.Estes três fatores são necessários para contrapor os mecanismos de intemperismo e erosão (processos mecânicos), a oxidação e a dissolução (processos químicos) e atividade microbial e de animais predadores (processos biológicos). Todos estes fatores juntos demonstram que a formação de um fóssil ocorre numa situação anormal. Um animal ou planta que tenha uma morte natural (normal) dificilmente passaria pelo processo de fossilização.


    2. Não . Pois quem estuda as escritas rupestres é a arqueologia. Não existe uma fórmula única para interpretar a arte na pedra, e nem mesmo os estudiosos concordam entre si. que a arte rupestre constitui talvez o vestígio arqueológico mais complexo de ser analisado, embora seja, também, um dos mais fascinantes. Assim o estudo do significado da arte rupestre está relacionado ao que hoje se denomina de "arqueologia cognitiva", que pretende investigar as formas de pensamento e crenças do passado (universo ideológico), através dos vestígios materiais. Neste sentido, a arte rupestre é vista como um veículo para a manutenção, reprodução ou transformação da sociedade, ao longo de sua trajetória.

    ResponderExcluir
  31. 1. para que um fóssil possa ser formado, devem existir fatores que possibilitem a preservação do organismo contra fatores que possam inibir a sua preservação.Um dos principais fatores que precisa ser inibido rapidamente é o da decomposição orgânica. Um ambiente anóxico (com pouco oxigênio) seria um outro fator importante para a preservação do material orgânico até que o processo de fossilização fosse finalizado.Ainda um terceiro fator

    importante é o enclausuramento em sedimentos que impossibilitariam a dissolução do organismo.Estes três fatores são necessários para contrapor os mecanismos de intemperismo e erosão (processos mecânicos), a oxidação e a dissolução (processos químicos) e atividade microbial e de animais predadores (processos biológicos). Todos estes fatores juntos demonstram que a formação de um fóssil ocorre numa situação anormal. Um animal ou planta que tenha uma morte natural (normal) dificilmente passaria pelo processo de fossilização.


    2. Não . Pois quem estuda as escritas rupestres é a arqueologia. Não existe uma fórmula única para interpretar a arte na pedra, e nem mesmo os estudiosos concordam entre si. que a arte rupestre constitui talvez o vestígio arqueológico mais complexo de ser analisado, embora seja, também, um dos mais fascinantes. Assim o estudo do significado da arte rupestre está relacionado ao que hoje se denomina de "arqueologia cognitiva", que pretende investigar as formas de pensamento e crenças do passado (universo ideológico), através dos vestígios materiais. Neste sentido, a arte rupestre é vista como um veículo para a manutenção, reprodução ou transformação da sociedade, ao longo de sua trajetória.

    ResponderExcluir
  32. 1. para que um fóssil possa ser formado, devem existir fatores que possibilitem a preservação do organismo contra fatores que possam inibir a sua preservação.Um dos principais fatores que precisa ser inibido rapidamente é o da decomposição orgânica. Um ambiente anóxico (com pouco oxigênio) seria um outro fator importante para a preservação do material orgânico até que o processo de fossilização fosse finalizado.Ainda um terceiro fator

    importante é o enclausuramento em sedimentos que impossibilitariam a dissolução do organismo.Estes três fatores são necessários para contrapor os mecanismos de intemperismo e erosão (processos mecânicos), a oxidação e a dissolução (processos químicos) e atividade microbial e de animais predadores (processos biológicos). Todos estes fatores juntos demonstram que a formação de um fóssil ocorre numa situação anormal. Um animal ou planta que tenha uma morte natural (normal) dificilmente passaria pelo processo de fossilização.


    2. Não . Pois quem estuda as escritas rupestres é a arqueologia. Não existe uma fórmula única para interpretar a arte na pedra, e nem mesmo os estudiosos concordam entre si. que a arte rupestre constitui talvez o vestígio arqueológico mais complexo de ser analisado, embora seja, também, um dos mais fascinantes. Assim o estudo do significado da arte rupestre está relacionado ao que hoje se denomina de "arqueologia cognitiva", que pretende investigar as formas de pensamento e crenças do passado (universo ideológico), através dos vestígios materiais. Neste sentido, a arte rupestre é vista como um veículo para a manutenção, reprodução ou transformação da sociedade, ao longo de sua trajetória.

    ResponderExcluir
  33. A fossilização decorre da ação de vários processos, tais como: químicos, físicos biológicos. Vários fatores atuam na preservação dos indivíduos e favorecem a fossilização. O soterramento rápido após a morte, a ausência de decomposição bacteriológica, a composição química e estrutural do esqueleto, o modo de vida, as condições químicas que imperam no meio, são alguns desses fatores, cujo somatório determinará o modo de fossilização.

    Quanto as escritas rupestres, não podemos onsiderá-las como fósseis já que a Arqueologia estuda os restos de seres humanos e vestigios de suas atividades diferenciando-se assim dos paleontólogos.

    ResponderExcluir
  34. A formação dos fósseis é favorecida por um ambiente anóxico, ou seja, com pouco oxigênio, um soterramento rápido e ausência de decomposição bacteriológica. O que seria uma condição de morte considerada anormal. A composição química e estrutural do esqueleto também influencia.
    A escrita rupestre não pode ser considerada registro fóssil, pois fóssil é vestígio corpóreo ou de atividade orgânica de organismos do passado conservado em contexto geológico e a escrita rupestre se enquadra como um vestígio que tratam de manifestações culturais, e que é estudado pela arqueologia.

    ResponderExcluir
  35. 1. A fossilização é o resultado da ação de conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que atuam no ambiente deposicional. Para que um fóssil possa ser formado, devem existir fatores que possibilitem a preservação do organismo contra fatores que possam inibir a preservação. Um dos principais fatores que precisa ser inibido rapidamente é o de decomposição orgânica. Para que ocorra a fossilização, há necessidade de um soterramento (sepultamento) rápido, para que o processo de decomposição possa ser desacelerado e inibido. Contudo, apenas isto não seria suficiente. Um ambiente anóxico seria outro fator importante para a preservação do material orgânico até que o processo de fossilização fosse finalizado. Ainda um terceiro fator importante é o enclausuramento em sedimento que impossibilitaria a dissoluçao do organismo de intemperismo e erosão (processos físicos), a oxidação e a dissolução (processos químicos) e a atividade microbial e de animais predadores (processos biológicos). Todos esse fatores demonstram que a formação de um fóssil ocorre numa situação anormal.

    2. As manifestações rupestres são registros que evidenciam uma inegável relação entre natureza e cultura tornando possível identificar espécimes da fauna já extinta, da flora da região, assim como o próprio homem nas diversas cenas do seu cotidiano presentes nas pinturas.

    ResponderExcluir
  36. 1-Vários fatores atuam na preservação dos indivíduos e favorecem a fossilização. O soterramento rápido após a morte, a ausência de decomposição bacteriológica, a composição química e estrutural do esqueleto, o modo de vida, as condições químicas que imperam no meio, são alguns desses fatores, cujo somatório determinará o modo de fossilização. Mesmo depois dos fosseis já estarem formados, outros fatores concorrem para sua destruição nas rochas, como águas percolantes, agentes erosivos, vulcanismo, eventos tectônicos e metamorfismo. As rochas onde os fosseis são encontrados indicam as condições que prevaleceram no ambiente onde esses organismos viviam ou para o qual seus restos foram transportados. Além disso, é imprescindível que o ambiente seja propício. Um ambiente anóxico, ou seja, com pouco oxigênio é outro fator importante para a preservação do material orgânico até que o processo de fossilização seja finalizado.

    2-As escritas rupestres não podem ser consideradas fósseis. O estudo de escrituras rupestres é feita pela arqueologia, a paleontologia se relaciona a tal atividade de estudos fossilíferos. Vestígios de atividade biológica de organismos do passado são considerados fósseis, denominados de icnofósseis, as pinturas rupestres muitas vezes são equivocadamente denominadas de icnofósseis por serem elas vestígios de atividade humana no passado. Porém, as escritas rupestres é uma explanação artística e não um resultado de registro biológicas de um organismo do passado, por isso elas não ser consideradas como registros fosséis e são classificadas erroneamente dessa maneira.

    ResponderExcluir
  37. Só pra variar da galera vou responder a segunda pergunta primeiro!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    As escritas rupestres não são consideradas fósseis pois são manifestações
    culturais de povos antigos para retratar a história daquele período além de
    serem estudadas por arqueólogos.E também não são restos
    ou vestígios de seres vivos,assuntos estes que a arqueologia estuda.

    ResponderExcluir
  38. O conjunto de processos que permitiu a preservação dos vestígios de seres
    vivos que existiram no passado designa-se por fossilização. A fossilização é um
    processo complexo e muito demorado e, por isso, ao contrário do que se possa pensar,
    os fósseis são geralmente escassos e pouco completos mas existem registros fósseis
    de partes duras e moles.Este processo é raro (acontece em menos de 1% das situações),
    complexo e geralmente só as partes duras (troncos, conchas, carapaças, ossos e dentes)
    fossilizam.Na fossilização os compostos orgânicos que constituem o organismo morto são substituídos por outros mais estáveis nas novas condições. Estes podem ser calcite,
    sílica, pirite, carbono, entre outros.

    ResponderExcluir
  39. Tinha q ser você né Kelly!!! Tumultuando aula até no blog... Capaz viiiu!!! Mas agora respondendo as perguntas...

    1-A fossilização de um organismo é resultante da ação de um conjunto de processos químicos, físicos e biológicos que atuam no ambiente deposicional. Têm mais chances de serem preservados aqueles organismos que possuem partes biomineralizadas por carbonatos, fosfatos e silicatos ou constituídos por materiais orgânicos resistentes, como a quitina e a celulose. Mesmo assim, ocorrem no registro geológico muitas preservações excepcionais de partes moles. Vários fatores atuam na preservação dos indivíduos e favorecem a fossilização. O soterramento rápido após a morte, a ausência de decomposição bacteriológica, a composição química e estrutural do esqueleto, o modo de vida, as condições químicas que imperam no meio, são alguns desses fatores, cujo somatório determinará o modo de fossilização.

    ResponderExcluir
  40. 1. Para que ocorra a fossilização é necessário que o organismo seja soterrado antes de sua exposição ao ar, agentes do tempo, necrófagos e decompositores. O soterramento ocorre pelo acúmulo de setimentos como lama e areia sobre os restos do organismo. Esse processo é mais fácil de acontecer em rios, lagoas, mares e em dunas de antigos desertos.

    2. Pinturas rupestres são representações pictóricas datadas do paleolítico superior gravadas em cavernas. São portanto, representações culturais que marcam a passagem do homem pré-histórico, dando indícios do seu modo de vida, alimentação, ritos e costumes. Sendo assim, não podem ser consideradas fósseis pois não são vestígios preservados de seres vivos.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Priscila Santos Oliveira


    1- Por a fossilização ser o resultado de uma série de processos físicos, químicos e biologicos. Ela é favorecida por ambientes com pouco oxigênio e com ausência de decompositores, principalmente. O ambiente é muito importante, mas alguns fatores são de primordial importancia, como organismos constituido por quitina, celulose, carbonato, cálcio, silicato e fosfato. Bem como por acontecimentos inesperados, como é o caso do soterramento rápido, de seres vivos serem envoltos por âmbar (o que favorece a preservação de partes moles) dentre outros.

    2- As escritas rupestres não pode ser considerado fóssil, baseando-se em que fóssil é o resultado de restos ou vestígios da atividade de seres vivos. E as escritas, são vestígios da expressão cultural humana do passado.

    ResponderExcluir
  43. Para que um fóssil possa ser formado, devem existir fatores que possibilitem a preservação do organismo contra fatores que possam inibir a sua preservação.Um dos principais fatores que precisa ser inibido
    rapidamente é o da decomposição orgânica. Há também a necessidade de um soterramento (sepultamento) rápido, para que o processo de decomposição possa ser desacelerado e inibido.
    Contudo, apenas isto não seria suficiente. Um ambiente anóxico (com pouco oxigênio) seria um outro fator importante para a preservação do material orgânico até que o processo de fossilização fosse finalizado.Ainda um terceiro fator importante é o enclausuramento em sedimentos que impossibilitariam a dissolução do organismo.Estes três fatores são necessários para contrapor os mecanismos de intemperismo e erosão (processos mecânicos), a oxidação e a dissolução(processos químicos) e atividade microbial e de animais predadores (processos biológicos).

    As pinturas rupestres existem em quase todo o mundo inclusive no Brasil. São artes do período paleolítico pintadas geralmente em cavernas e geralmente representavam figuras de animais, portanto não podem ser considerados registros fósseis.

    ResponderExcluir