O QUE É PALEONTOLOGIA????

19 de fevereiro de 2013

FÓSSEIS DE ANAGÉ - POSTAGEM ATÉ 8/03

Os Fósseis de Anagé representam mamíferos da fauna pleistocênica que encontram-se dispostos numa camada de solo argiloso com presença de seixos. Discuta com os colegas sobre os fatores que favoreceram a preservação desses fósseis nesse sítio paleontológico fazendo uma análise tafonômica desses fósseis.

3 comentários:

  1. Os fósseis encontrados em Anagé foram extintos durante uma grande mudança climática de 10 a 20 mil anos atrás. Essa mudança provocou um extenso período de seca na região, e essa seca criou um mecanismo fazendo com que os animais procurassem água em cacimbas e tanques que ainda continham água.
    Como esses animais já chegaram nesses tanques debilitados devido a seca, eles podem ter morrido devido a vários fatores criados a partir do clima existente como a inanição e desidratação ou ate mesmo por predadores existentes no local.
    Esses fósseis são encontrados junto com uma camada de cascalho, cobertos com uma camada preta de argila e bastante material orgânico.
    O modo de preservação de um sitio paleontológico vai variar muito de região em região não havendo grandes mistérios. Os grande agravantes mesmo da degradação do sitio são por intemperismo , chuva, vento, escavação indevida .
    Para a escavação desses locais tem de haver um certo cuidado, devido a fragilidade de alguns fosseis. tendo de ser feito um isolamento da área para que ocorra ao menos a preservação ate pessoas qualificadas tomarem as rédeas e iniciarem as escavações de forma correta..
    O sitio em Anagé tem uma vantagem porque é localizado em um local onde a ação humana não há interferência, mas por outro lado ele se situa em um tanque, onde a chuva pode causar degradação do solo e ate mesmo arrasta-lo podendo comprometer os fosseis alem do fato de ser uma área de difícil acesso dificultando o transporte dos fosses em alguns casos.
    Após algumas discussões chegamos a conclusão de que o principal fator a favorecer a preservação desses fosseis foi o clima seco daquela área.
    Grupo:
    André Andrade
    Cecília Virgínia
    Ederson Moreira
    Marcela Silva Brandão
    Najara Souza
    Thuane Calheira
    Sarah Silva Cerqueira

    ResponderExcluir
  2. Tendo em vista as condições que se encontravam, abaixo de uma camada de argila e seixos, os fósseis se achavam em excelente condição de preservação e sob uma análise cuidadosa de como e onde foi encontrado, inferimos que houve uma catástrofe e soterramento em massa.
    A condição articulada e o número de fósseis encontrados juntos fazem realçar ainda mais o argumento de que houve um grande e rápido soterramento. Pode ter ocorrido algum fenômeno natural e devastado com as espécies que forma lá encontradas.
    O grupo poderia está de passagem, migrando de uma lugar para outro, em busca de alimentos ou proteção, e ocorrido a tal catástrofe, dizimando os seres e logo em seguida, com o auxilio de componentes físicos e químicos um soterramento rápido, preservando muito bem as partes. Os fósseis ainda estavam muito bem articulados.

    Grupo:
    Fabrício Novais
    Fernando Novais
    Laiana Souza
    Lúcio Lima
    Milena Cardoso
    Roniel Figueiredo

    ResponderExcluir
  3. Os fósseis encontrados no afloramento em Anagé pelo que se pôde observar têm coloração marrom clara irregular.
    As peças aparentam um estado regular de conservação, algumas com pequenos pedaços faltando. Não foi possível especular sobre suas origens apenas pela visualização, no entanto, estudos anteriores sugerem que sejam fósseis de mamíferos pleistocênicos da mega-fauna (preguiça gigante), que habitaram a região há milhares de anos. Provavelmente sofreram extinção em larga escala, isso pode ser comprovado pela quantidade de fósseis encontrados. Esses animais podem ter sofridos grandes catástrofes ambientais ou fenômenos naturais.
    A ossada desses animais pré-históricos possui valor científico e pode ainda ajudar a desvendar o passado da região, elucidando questões sobre o clima, vegetação e estações, a partir do estudo da fauna local.
    O estudo aprofundado do material coletado ainda precisa ser feito em laboratório para verificar o tempo provável e o verdadeiro estado de conservação de cada peça.

    Josiône
    Taís
    Raviéllen
    Jônatas
    Iracema

    ResponderExcluir