O QUE É PALEONTOLOGIA????

9 de novembro de 2012

NOVO SEMESTRE E NOVAS PERSPECTIVAS - ATIVIDADE INDIVIDUAL - PRAZO PARA POSTAGEM - ATÉ 20/11

PREZADOS DISCENTES:

ESSE SEMESTRE COMEÇOU BASTANTE TURBULENTO PORQUE OS FERIADOS DECIDIRAM CAIR NOS DIAS DE NOSSAS AULAS E ATÉ O MOMENTO SÓ TIVEMOS UM ENCONTRO E TEMOS MUITO A PERCORRER...
INÍCIO DE SEMESTRE É SEMPRE MOMENTO DE EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO Á DISCIPLINA, AO PROFESSOR, AOS DICENTES, AOS TRABALHOS E AOS RESULTADOS.
ESTAMOS COMEÇANDO UM CAMINHO COM PESSOAS NOVAS, DE IDÉIAS E IDEAIS NOVOS E NADA MAIS INTERESSANTE DO QUE COMEÇARMOS NOS APRESENTANDO DA SEGUINTE FORMA:
A) QUEM É VOCÊ? (EU SUBJETIVO)
B) POR QUE FAZER BIOLOGIA?
C) O QUE DIZER SOBRE A PALEONTOLOGIA EM RELAÇÃO À BIOLOGIA? COMO ESSAS ÁREAS DIALOGAM ENTRE SI?

20 comentários:

  1. Ola aqui é Jônatas,tenho 24 anos, moro e trabalho em Ipiaú. Trabalho na área de educação inclusiva já há 2 anos. Sou cristão protestante e também acredito na evolução, o que para alguns é um pouco complicado conciliar.
    Escolhi o curso de biologia por ser uma área cativante e muito abrangente, tenho me identificado a cada semestre.
    Bem, a paleontologia está diretamente relacionada com a biologia já que teoria que rege toda essa ciência é baseada no estudo dos fósseis, logo a paleontologia é a base que sustenta os princípios fundamentais da biologia, sendo assim de grande importância para a compreensão da mesma.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Sarah Cerqueira, tenho 26 anos e sou da cidade de Jequié.
    Faço biologia porque é um ramo que estuda a vida, que nos faz compreender as características de um ser vivo desde o seu funcionamento vital, até as relações de comportamentos e hábitos.
    A paleontologia é um ramo da biologia que estuda os fosseis e a evolução é uma das áreas mais abrangente e importante da biologia. Com isso a paleontologia se torna uma grande aliada da biologia, e tem o objetivo de nos fornecer subsídios para estudar os caminhos evolutivos que a vida na Terra tomou durante os milhões de anos do nosso planeta.

    ResponderExcluir
  3. Oi, me chamo André Andrade, tenho 20 anos, sou nascido e criado na cidade de Jequié, interior da Bahia. Optei pela biologia graças a meu interesse e curiosidade por descobrir o funcionamento dos organismos e suas origens, assumo que a biologia não foi minha primeira opção quando resolvi adentrar a universidade, mais acabei me apaixonando pelo curso com o passar dos semestres chegando ao ponto de adiar a ideia de desistência para cursar outra graduação.
    A paleontologia como já foi dito é o estudo do antigo (fosseis, vestígios, biomas e etc), ou seja, o estudo de todos e quaisquer organismos existentes a eras atrás, além do ambiente onde viviam, tendo assim uma ligação direta com a biologia por fornecer uma base relacionada a evolução dos organismos e a origem de tamanha diversidade e de como ocorreu essa evolução além das descobertas de organismos já extintos e a causa de sua extinção.

    ResponderExcluir
  4. Oi, meu nome é Larissa Macedo, tenho 22 anos e moro na cidade de Jequié.
    Curso Biologia por incentivos familiares, porque é um cruso interessante e completo da UESB. É uma área bastante ampla principalmente para o mercado de trabalho e vejo expectativas de um futuro melhor.
    A paleontologia, como já foi dito, é o estudo de animais e vegetais de um passado distante, que ficaram preservados em rochas sedimentares sob circunstancias especiais. É um caminho para nos fornecer dados para entender atividades e comportamentos antepassados de humanos e aanimais que desapareceram com a evolução, e com isso fornecer informações para estudar os caminhos evolutivos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ola.meu nome é Vinicius Borges tenho 25 anos moro na cidade de jequié
    bom! curso biologia pelo facinio de desde que criança gostar de saber tudo sobre o mundo animal e vegetal dai o interrese pela area. e além de se um bom curso da uesb.
    a relação da paleonto e bilogia prar mim só esta sendo percepitivel de verdade agora com o estudo da paleonto,na paleonto estou vendo que os fosseis são mais do que ossos enterrados,são o registro de uma especie que não vimos que habitava aquela região e que não veremos mais,mas com o estudo desse fossil podemos descobrir a forma de morte o possivel habitat relaçoes com outros animais entre diversos modos de pensamentos,a paleonto é um mapa que nos leva a biologia de hoje com a paleonto entendemos melhor o proceso evolutivo na terra

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi, meu nome é Fabricio Novais e tenho 22 anos, moro na cidade de Jequié. Bom, optei pelo curso de Biologia não só pelo fascínio que tenho ao ver as relações do homem com a natureza em si, mas também pelo fato de que o ramo da biologia tem dado saltos enormes na contribuição para a melhoria de vida de todos os seres vivos. A luz dessas vertentes me via ainda mais disposto e curioso a querer conhecer a grande biodiversidade do nosso planeta e a sua relação com o próprio habitat. Por isso optei por esse curso, pois ele me da um leque de oportunidades para poder saciar a minha fome de conhecimento e usá-lo de forma sustentável, passando-o para as gerações futuras. Entendo que a Paleontologia está diretamente atrelada a Biologia pelo simples fato de que através dos conhecimentos biológicos das espécies é que se pode chegar a um conteúdo histórico das sociedades que viveram em tempos de outrora e poder assim reconstituí-lo e preservá-lo, destacando esse conteúdo de forma ainda mais acessível. Essas áreas conectam entre si através dos caminhos a serem tomados a cerca do requerimento dos registros fósseis (p.ex: vestígios, fósseis, regugitos e etc.) no qual se utiliza um processo muito conhecido que é a datação de carbono.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, meu nome é Lúcio Flávio, tenho 20 anos, sou natural de Brumado, e atualmente moro em Jequié, em busca de um futuro que a minha Terra não pode me oferecer.
    Optei por fazer Biologia por ser uma área em franco crescimento nos últimos anos e que desperta meu interesse por abranger vários temas contraditórios. Sou apaixonado pela natureza e tudo o que ela pode oferecer através de descobertas.
    A paleontologia se relaciona com a biologia no sentido de descobrir como era a vida antes do homem existir. Ela tenta recriar através de fosseis e vestígios como, supostamente, era o ambiente terrestre, os indivíduos que ali viveram e as suas interações com o meio. A paleontologia se torna importante na evolução dos seres que habitam a Terra, a partir de seus estudos e inferências. Com esses dados, tentamos compreender as evoluções e encontrar através de fosseis as peças que faltam do quebra-cabeça filogenético das especies.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. Meu nome é Fernando Novais, tenho 22 anos, nasci e sou criado na cidade de Jequié. Escolhi o curso de Biologia, primeiramente pela grande paixão que nutro pelos animais, plantas, a natureza em si. Acredito que é um curso com grandes vertentes e opções variadas as quais pode-se escolher para seguir carreira. A Biologia é fascinante, a forma como estuda a vida, e nesse semestre em especial, a forma como faz estudo dos fósseis e afins. A paleontologia é muito importante para o ramo da biologia, pois deixa exposto através dos fósseis uma gama de animais pré-históricos no registro fóssil e sua indubitável evolução até os tempos contemporâneos. Elas dialogam entre si, quando deixamos exposto de quão importante é a evolução em termos de sobrevivência e adaptação ao meio, estando isso impresso em fósseis dos mais variados tipos, desde regugitos em sedimentos a ossos dos maiores dinossauros encontrados. Também ajuda a entender como aqueles seres viviam, se relacionavam com o meio e entre si, seus costumes, hábitos de caça e acasalamento. Enfim, esse entrelaçamento que se faz em Biologia e Paleontologia é muito importante para entender como a humanidade chegou até onde está, com o homem "dominando" hoje a natureza, sendo que a mesma já foi "dominada" por seres de extrema sagacidade e força, vale ressaltar que o Homem e os dinossauros não co-habitaram num mesmo espaço de tempo.

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Josiône Ramos, mas prefiro que me chamem de Josy. Tenho 20 anos, sou nascida na cidade de Ipiaú-Ba, porém vivo na estrada. Atualmente trabalho em Aiquara como auxiliar de biblioteca e após um dia inteiro de trabalho, sigo rumo à UESB. Gosto desse trajeto, pois é isso (a dificuldade do trajeto) que me incentiva a valorizar e dedicar-me densamente ao curso. Curso biologia por ter tido grande afinidade pela disciplina nos tempos de ensino médio. Na universidade, percebo que não era só aquilo que me fascinava era muito mais do que eu pensava. A cada aula, a cada disciplina, a cada viagem me apaixono ainda mais. Outro fator que me fez escolher a biologia foi a sua abrangência e seu grande avanço evolutivo. Em relação à paleontologia; ela está intimamente atrelada à biologia por ser uma de suas áreas e por sua fundamental importância para o estudo dos antepassados. Explora e investiga os fósseis, fornecendo informações para a compreensão da história evolutiva dos seres vivos.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Meu Nome é Taís Batista Santos, 20 anos e prefiro que me chame de Taís Basa. Sou um pouco Nômade: Nasci em Jequié, já morei no Destrito de Aiquara, passei por Jitaúna, morei em Itabuna e enfim, tô morando em Ipiaú. (RS') Sou, além de Bióloga em formação, sou formada também em técnico em análises clínicas e Magistério. Sinceramente acho que não fui eu que escolhi a Biologia, foi ela quem me escolheu primeiro. Calma, Vou contar minha história. Eu sempre fui apaixonada por Direito e por Farmácia. Mais Direito não combina muito comigo, sou muito piedosa. E farmácia... Tinha medo de prestar vestibular e não passar e ficar frustrada. Daí prestei vestibular pra Fisioterapia. Loucura?! Não passei graças a Deus, porque eu só ia ocupar a vaga de alguém que realmente iria fazer valer a pena. Me inscrevi no vestibular pra Química, e meu lindo tio, mudou pra Biologia sem me falar nada (Só descobri no dia da prova). Enfim, passei e hoje amo mais do que tudo. Depois eu escolhi ficar em Biologia, quando tive a oportunidade de fazer Farmácia - passei na UESB que eu tanto queria - mas fiquei. Eu acredito que Biologia é a ciência das ciências, pois todas as outras estão contidas nela. É a curiosidade que nos move. E a Paleontologia é uma das áreas da biologia que explica essa curiosidade. Se tem relação? Completamente. São áreas muito amplas e que fazem você descobrir infinitas coisas imagináveis a um Mero Mortal. Cansei de digitar... KKK Concluindo: São as perguntas que nos move. E são elas que nos tornam super-poderosos em busca de respostas coerentes, contestáveis e inteligentes!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou Cecília Virgínia Conceição dos Santos. Nasci na cidade de Jequié e fui criada em Itiruçu, onde resido atualmente. Tenho 18 anos e trabalho como auxiliar de classe (voluntária) em uma instituição para crianças carentes em minha cidade. Escolhi a biologia pelo fascínio que tenho em buscar entender como as coisas acontecem, como surgem, como são formadas, a constituição. Enfim, o nosso corpo, a natureza, tudo isso me fascina. Biologia e Paleontologia tem muito em comum... ambas procuram entender a origem, saber como funciona, como foi, o que aconteceu com o decorrer do tempo... É por esse motivo em especial que me apaixonei ainda mais pela biologia, por que constitui uma ciência de várias ciências.

    ResponderExcluir
  14. Sou Najara Santos Souza Prazeres,tenho 27 anos, nasci aqui em Jequié e hoje vivo meio que nômade, hora to em Jequié, hora Ibirataia e Ituberá. Biologia era pra ser o curso de minha formação, desde minha adolescência que queria fazer este curso. Já iniciei outros cursos aqui na UESB (Agronomia e Química), mas era pra ser biologia, sempre me fascinei com a beleza da área, sou encantada pelo curso. Percebo a paleontologia muito intima da biologia, já que por meio dos fosseis estudados na paleontologia consegue-se entender e compreender a evolução dos seres.

    ResponderExcluir
  15. Oi, sou Marcela Silva Brandão, Tenho 21 anos, sou de Itabuna/BA (cidade mais linda ), decidir fazer a biologia devido a vontade que tinha de seguir carreira na área de pesquisa em biocombustíveis, como não sou muito ligada a química decidir ir através da biologia, hoje em dia mudei totalmente de ideia em relação ao biocombustível e gosto mais da área ambiental tanto que faço parte do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Ambiente e Sustentabilidade da UESB, além deste projeto consegui hoje junto a família trazer para Jequié uma Loja de roupa de Algodão Colorido sem utilização de agrotóxico ( Fio Natural ).
    Em relação a disciplina tem tudo a ver com a biologia já que esta contribui para o estudo da evolução das espécies no sentido de saber o habitat a alimentação com quem co habitou e outras características dos seres pre históricos ,podemos também aproveitar nos estudos das transformações ambientais, quando se vê o fornecimento de dados da Paleontologia para áreas da Biologia, confirmamos a interdisciplinaridade que há.

    ResponderExcluir
  16. Oi, me chamo Iracema Santos Silva, também conhecida como Cuiubinha, tenho 20 anos, sou de Ipiaú, mas atualmente moro em Jequié. No começo não era grande fá da biologia, havia afinidade como disciplina, mas não era algo que pensava querer fazer pelo resto da minha vida. Queria fazer artes plásticas ou algo mais ligado à arte. Não nego que no começo escolhi biologia por conta de minha indecisão e por ser dentre os cursos localizados próximos a minha cidade o que mais se aproximou dos meus critérios, ainda insatisfeita no começo do curso por não ter seguido nas artes pensei em tenta-la, mas só pensei. Com o tempo aprendi a apreciar a arte impressa pelas coisas existentes nesse universo que é a biologia onde um indeciso pode achar-se, me encontrei na biologia quando comecei a participar de projetos e vê que aquele era o meu mundo e também era uma coisa que me fazia muito bem, arte não deixou de ser minha paixão e nunca deixará, mas a biologia, com ela que quero viver. A ligação da paleontologia e da biologia é forte, poder desvendar os mistérios de um tempo tão distante com restos e vestígios e até entender como se chegou ao que hoje é, uma arte.

    ResponderExcluir
  17. Meu nome é Valdineide Braga, estudante do 4º semestre de Ciências Biológicas na UESB, optei por este curso porque a Biologia me fascina, me faz ter um novo olhar para as relações da natureza. Sempre quis entender a vida em todas as suas formas e os processos químicos que desencadeia todas essas relações, por isso nunca me conformei com as respostas incoerentes e a biologia me permite indagar todas as perguntas. Em relação à Paleontologia, vejo esta ciência como a base das teorias evolucionistas, que permite comprovar através dos fósseis e vestígios a evolução dos seres, esta ciência responde a muitas indagações da Biologia.

    ResponderExcluir
  18. Sou Raviéllen Vieira Barros, 19 anos e estudante do IV semestre em Ciências Biológicas. Sou uma pessoa que gosta de criar e inventar e, modestamente, sou boa nisso. Sempre tive uma enorme queda pela área de humanas, mais precisamente sonhava - ou ainda sonho, eu acho - em ser jornalista.
    A princípio não posso dizer que escolhi a biologia com muito entusiasmo, afinal era muito diferente do que eu sonhava, mas foi a oportunidade que tive nas mãos e não a deixei escapar. Isso foi uma grande experiência pra mim. Aprendi que é preciso abraçar cada oportunidade na vida e que às vezes você pode adiar um sonho momentaneamente e se dedicar ao que lhe convém. Não me arrependo te estar fazendo biologia, confesso que me surpreendi com esse universo e simplesmente ME APAIXONEI.
    Sobre a paleontologia, vejo nela uma oportunidade de conhecer a fundo a história evolutiva das espécies a partir do estudo dos fósseis, reconstruindo parte desse passado e elucidando questões desafiadoras.

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é Roniel Santos Figueiredo, 18 anos, estudate do IV semestre de biologia. Sou uma pessoas esforçada, que gosto de encarar novos desafios. Biologia na verdade, nunca foi minha primeira opção, sempre quis fazer psicologia. No entanto, fiz o vestibular, passei e acredito que não poderia deixar passar essa chance. Se um dia fizer psicologia bem, se não vou me sentir realizado sendo biólogo, sendo professor. Afinal não adianta ficar sonhando muito alto quando não temos condições de realizar, causando apenas frustração. Hoje me sinto verdadeiramente realizado na biologia e não deixaria o curso por outro.
    A Paleontologia, é um universo perdido. Essa oportunidade de "recriar" o universo transformado pela ação do tempo é simplismente fantástica!

    ResponderExcluir